quarta-feira, 13 de julho de 2011

Encadernação: Chanfrando, dourando, ... preservando a tradição!

                                     http://youtu.be/hTnwep3wGC0

E aqui está mais um vídeo, de uma encadernadora  - Daphne Lera - que aparece primeiramente chanfrando as bordas de um pedaço de couro com uma chanfradeira (paring knife) sobre uma pedra litográfica. Isso é feito para diminuir a espessura do couro nas bordas que serão viradas para dentro das capas evitando que se forme volume esteticamente indesejável.  As chanfradeiras, especificamente com essa finalidade, não são facilmente encontradas no Brasil. Falo por experiência própria pois cansei de procurá-las na região do Brás, nas lojas especializadas em couro e instrumentos para sapateiros.  Nos links à direita há várias lojas que vendem para o Brasil. A Hewit, na Escócia, é a que oferece o frete mais barato.
Mas como a “Santa Improvisação” é a padroeira dos encadernadores desamparados, rs, vale pegar uma faca “maneira” e tentar “formatá-la” de acordo com os modelos originais.  Uma colega já fez isso e disse que deu certo.
Existem vários modelos de chanfradeiras:
                                         
As inglesas (à esquerda) são as mais baratas. Os profissionais costumam enrolar e colar uma tira de couro  onde se segura a faca para não machucarem as mãos.
Já a utilização de uma pedra litográfica como base para chanfrar o couro tem o propósito de proteger a lâmina da chanfradeira.
                             

 É o material ideal mas como é quase impossível encontrar uma por aqui, o pessoal do métier usa o mármore mesmo. Aquele cinza claro rajadinho (sem muito polimento) parece ser o melhor. Aliás: se alguém encontrar uma pedra litográfica à venda me dê um toque, sim?
O segundo instrumento que a encadernadora usa é uma plaina raspadeira manual (spokeshave):
                            
                                                    
que é comumente usada pelos marceneiros. No nosso caso serve para chanfrar áreas maiores do couro desde que sofra uma pequena adaptação no posicionamento da lâmina para que não o rasgue.
A seguir vê-se a Daphne aplicando carboximetilcelulose ou CMC ou metilcelulose ou cola de papel de parede (que é um pó branco) - diluída em água numa consistência de geléia - na lombada do livro para amolecer a cola velha. É claro que o vídeo foi editado, porque ela teve que esperar o CMC agir por algum tempo para depois removê-lo junto com a cola antiga com o auxílio de uma espátula. O CMC é um aglutinante neutro que agrega a água de uma forma gelatinosa que não encharca o papel.
Encerrando o vídeo ela aparece dourando manualmente as capas com lâminas de ouro finíssimas acentuando que certamente essa é a etapa mais difícil da encadernação manual (ou tradicional, ou artística, ou clássica). Geralmente quem domina essa técnica se especializa unicamente nessa função e é chamado dourador, ganhando bem mais que um encadernador. Esse procedimento se faz utilizando instrumentos de douração chamados florões, pallets, gouges, rodas, componedores e tipos:

  
Por fim a Daphne diz o quão gratificante é saber que o trabalho dela é um legado que vai beneficiar as gerações futuras.

Uma publicação muito legal e bem ilustrada sobre este assunto é:
 “Encadernação” de Josep Cambras, Editora Parramón, em português de Portugal ou “Encuadernación” em espanhol. O meu comprei na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista. É um livro que vale a pena ter.

Créditos: Fotos 1 e 3 - Talas
               Foto 2 - Instituto Geográfico Português
               Fotos 4,5 e 6 - eBay
               Foto 7 - Hewit
               Fotos 8 e 9 - P&S Engraving




3 comentários:

  1. Como vc pôde ver, consegui postar com o meu nome!
    Lindo vídeo. É uma pena ver que há um desperdício das folhas de ouro. Mas é assim mesmo! O que importa é o resultado…
    Quando ela abre o livro pelo meio e fica totalmente aberto, sem voltar. Que trabalho bonito!

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  2. Vera, parabens pelo blog. Como vc, tenho um caso de amor permanente com o papel. Hoje ando um pouco mais seleta... estou restrita aos livros! Gostaria de explorar um pouco a douracao. Moro em Curitiba e aqui nao encontro floroes e ferros. Vc saberia indicar um local em Sao Paulo? Abracos, Madalena. casadamada@gmail.com

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  3. Muito obrigada, Madalena! Quando comecei a estudar encadernação varri São Paulo à procura deles e também não achei em nenhum lugar. Então parti para a internet onde encontrei dois fabricantes do Reino Unido cujos produtos são de ótima qualidade, grande variedade e cujos preços são os melhores. E pode-se adquiri-los tanto individualmente como em sets (se você clicar nesses links ao lado da postagem cairá diretamente nos sites)

    http://mcewan.co.uk

    http://www.pandsengraving.co.uk

    Consulte-os sem compromisso e não hesite em me procurar caso queira mais alguma informação a esse respeito.

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